Detalhes do Projeto
MISSÃO
SEMENTES é um projeto de voluntariado de curta duração, implementado pela Pastoral Universitária de Braga e promovido em países de expressão portuguesa em vias de desenvolvimento. Teve início em 2014 e, desde aí, muitos foram os universitários que viveram esta experiência de Missão em África.
A participação no projeto implica um compromisso verdadeiro com os valores humanos e cristãos, a partir dos quais se pretende promover a dignidade do ser humano.
Conscientes de que vivemos num contexto complexo e cheio de desafios, o projeto Sementes acredita que, através da sensibilização dos jovens para a sua responsabilidade humana e social neste processo, pode proporcionar oportunidades de transformação, em que cada um assuma um papel ativo e responsável na transformação de um mundo cada vez mais justo e igual.
Propõe-se, por isso, ser um projeto de ajuda mútua, de construção comum, onde todos os jovens se sintam integrados numa mesma missão. O objetivo é ajudar a construir uma sociedade mais fraterna, justa e, naturalmente, mais equitativa, propondo que cada um partilhe um pouco da sua vida ao serviço do próximo, aprenda a trabalhar em comunidade e vivencie os valores subjacentes à Missão.
Para tal, propõe-se que os jovens façam uma caminhada ao longo de 9 meses, na qual lhes é apresentado um conjunto de ações que proporcione a refleção sobre as diversas dimensões de um projeto missionário: a importância do serviço, da valorização do outro, da dimensão cristã e da cooperação para o desenvolvimento.
Áreas de intervenção:
O projeto Sementes desenvolve a sua missão em torno de algumas áreas centrais direcionadas para o sentido da partilha e do enriquecimento das comunidades e instituições que acolhem os voluntários. São elas:
- O desenvolvimento da pessoa humana
- O aprofundamento da fé cristã
- A educação
- A saúde
OBJETIVOS
Com a dinamização do Projeto Sementes, a Pastoral Universitária pretende proporcionar oportunidades de vivências humanas e sociais que permitam os voluntários a confrontar-se com a sua condição de vida, a sua missão junto dos mais desfavorecidos e, acima de tudo, a sua consciência cristã.
Assim sendo, e de uma forma muito abrangente, a Missão pretende revelar-se útil em diferentes realidades, que se podem traduzir nos seguintes objetivos:
- Cultivar um espírito de solidariedade e de dádiva gratuita;
- Sensibilizar os jovens voluntários para os contextos de desigualdade social e humana;
- Fomentar o espírito de responsabilidade social dos jovens voluntários;
- Aprofundar a vivência cristã pessoal;
- Valorizar o voluntariado enquanto compromisso cristão em prol de comunidades mais desfavorecidas;
- Centrar a ação de intervenção na vertente da pessoa e da comunidade.
REQUISITOS DE PARTICIPAÇÃO
Consulte AQUI os requisitos.
FORMAÇÃO DOS VOLUNTÁRIOS
A formação dos voluntários é o centro de todo o projeto. A transformação da pessoa é um objetivo central da Missão: a transformação do voluntário e consequentemente dos contextos humanos e sociais com os quais este se vai cruzar ao longo de todo o processo do projeto.
Neste sentido, pretende-se incidir o Plano de Formação em 4 grandes áreas:
- a pessoa,
- a relação com Deus,
- a relação com o próximo,
- a relação com o meio que nos rodeia.
O Plano de Formação dos voluntários centra-se nas seguintes ações:
- Encontros semanais de aprofundamento de temas centrados nas vertentes: espiritual, humana e de serviço voluntário;
- Ações de voluntariado ao longo do período de formação;
- Atividades de vertente espiritual: retiro, oração em grupo;
- Promoção e participação em ações de angariação de fundos;
- Preparação das ações/atividades a desenvolver em contexto de Missão de acordo com as vertentes de intervenção do projeto;
- Participação nas atividades de partilha e de divulgação da nova edição do Sementes.